domingo, 22 de novembro de 2009

[psicologia] - indicador de personalidade MBTI (Myers Briggs Type Indicator)

Conhecer melhor as pessoas pelas suas características humanas básicas foi sempre um propósito do homem que com o decorrer da história procura ajudar-se, levando em consideração tais características, descobrindo-se e desenvolvendo-se, para que possa tirar o máximo proveito de sua vida.

Em 1927, Carl Jung lança um de seus livros, "Tipos Psicológicos", onde categoriza seus pacientes e em consequência os seres humanos.

Ele não aprofunda muito seus estudos, pois seus métodos, apesar de ter conclusões fantásticas, eram talvez um pouco esotérico demais.

Na década de 50, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, diretoras de uma fábrica nos EUA após a Segunda Guerra Mundial, tiveram contratar várias mulheres no lugar dos homens que saíram para a frente de guerra. Elas conheciam o trabalho de Jung e começaram a observar grandes diferenças de comportamento entre as contratadas. Decidiram então desenvolver um indicador de personalidade capaz de encaixá-las dentro dos diferentes tipos psicológicos descritos por Jung e lhes permitisse entender suas expectativas e comportamento, entre outras características.

Estudando um pouco mais da teoria e aplicando-a na prática, elas identificaram que havia mais um fator em jogo, que alterava toda a estrutura dos outros três. Criaram então um indicador e chamaram-no de Myers Briggs Type Indicator (MBTI), que é como é conhecido hoje em dia.

Mais tarde, na década de 70, David Keirsey lançou um livro "Please Understand Me" onde criou subgrupos a que chamou Temperamentos. O link abaixo corresponde ao teste baseado nos trabalhos de Jung, Myers Briggs e Keirsey. Tem 70 perguntas e precisa de alguma dedicação. Mas é muito interessante. Descubra-se mais e partilha aqui o seu tipo de personalidade. http://www.inspiira.org/mbti.php

Sem comentários: