O Homem é energia condensada que tem a sua origem na infinitude cósmica e que, depois de passar por diversos planos modeladores, se materializa segundo a ordem genética pré-estabelecida.
Do mesmo modo que o planeta tem os seus filtros de protecção, os seres vivos têm os seus sendo que o Homem é o único ser vivo que pode modelar tais filtros.
Falarei noutro momento dos diferentes filtros do Homem, também chamados de Corpos Energéticos. Hoje, pela importância que têm na saúde e bem-estar, vou-me dedicar apenas aos chakras. São o único elemento energético que têm correspondência no organismo; são eles que modelam a energia externa fazendo-a coincidir com a interna através dos plexos nervosos do sistema nervoso autónomo (SNA, simpático e parassimpático) acabando por influenciar a fisiologia de órgãos e glândulas (http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/chacras11.htm) e serem responsáveis por algumas (muitas) doenças (distúrbios energéticos).
O bom de toda esta situação é que o homem pode cuidar destes centros energéticos cuidando da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Ressalvo desde já a necessidade de, antes de qualquer trabalho auto-energético, fazer-se um circuito fechado de energias até se estabelecer o estado vibracional (EV) sendo ainda recomendável fazer-se de seguida uma exteriorização igualmente de energias (conforme explicarei numa postagem futura) para garantia da qualidade energética do ambiente onde se está.
Porque há muita informação disponível sobre os chakras, considero mais eficaz a visualização dos vídeos a seguir:
- nos dois primeiros há uma explicação simples e geral;
- no terceiro vídeo, Deepak Chopra fala-nos da cor e do som de cada chakra;
- nos 3 seguintes há uma abordagem ligeiramente filosófica;
- usando-se o sétimo vídeo, e com os conhecimentos dos anteriores, pode fazer-se um exercício de tomada de consciência, equilibrio e energização do holochakra que, conforme refere Deepak Chopra no terceiro vídeo, em circunstâncias de carencia de tempo requere apenas 3 minutos.
EXERCÍCIO PARA OS CHAKRAS:
comece por colocar sua atenção no chakra base, com vértice no períneo. Preste atenção à imagem (que pode ver abaixo, e que pode imprimir para ter à mão) e, com os olhos concentrados nela, vocalize o mantra LAM sentindo o seu corpo vibrar nessa zona. Depois de alguns instantes, acrescente ao exercício uma visualização mental de um vórtice vermelho rodando para a direita (sentido horário), caso seja homem, ou para a esquerda (sentido anti-horário), caso seja mulher.
Seguidamente faça o mesmo para cada um dos restantes chakras tomando em conta que o sentido de rotação dos chakras se alterna de chakra para chakra, caracterizando o homem e a mulher de modo diferente à complementação das energias em cada âmbito da vida:
- 2º chakra - cor-de-laranja, o mantra é VAM, roda para a esquerda, nos homens, e para a direita, nas mulheres
- 3º chakra - cor amarelo, mantra RAM, roda para a direita, nos homens, e para a esquerda, nas mulheres
- 4º chakra - cor verde, mantra YAM (algumas escolas usam o som PAM), roda para a esquerda, nos homens, e para a direita, nas mulheres
- 5º chakra - cor azul, mantra HAM (h aspirado), roda para a direita, nos homens, e para a esquerda, nas mulheres
- 6º chakra - cor azul-anil (índigo), mantra OM (algumas escolas usam o som SHAM), roda para a rotação para a esquerda, nos homens, e para a direita, nas mulheress
- 7º chakra - as 7 cores do arcoíris com predominância da cor violeta, não tem mantra, é silêncio, embora algumas escolas usem aqui o mantra OM/AUM, roda para a direita, nos homens, e para a esquerda, nas mulheres
A razão do sentido oposto da rotação dos chakras no homem e na mulher tem a ver com a necessidade de complementação das energias no âmbito da vida e na manutenção do equilíbrio do TAO:
- - a rotação para a direita é preponderantemente de qualidade masculina, denominada de "Yang", é criadora, expansiva, representa a vontade, a atividade e, na sua forma negativa, agressividade e violência.
- - a rotação para a esquerda é de qualidade feminina, denominada de "Yin", representa concordância, recetividade e, na sua manifestação negativa, a fraqueza.
Note-se que nos chakras onde o homem é "Yang" (1º, 3º, 5º e 7º), mais masculino, a mulher é "Yin", mais feminina, e nos que a mulher é "Yang" (2º, 4ª e 6º), mais masculina, o homem é "Yin", mais feminino. A esta alternância corresponde a diferenciação de desempenho bio-fisiológico, emocional e social de cada ser na sociedade. Curioso ainda observar na sociedade as consequências de inversão da polaridade dos chakras. Por muito alarido que se faça, o Homem não pode ir contra a Criação. Deus não lançou os dados ao acaso!
Viva uma vida feliz porque a FELICIDADE não é o «objetivo», é o CAMINHO!
Sem comentários:
Enviar um comentário