Meditar é bem mais do que se possa imaginar, ou se imagina, à primeira vista. Os benefícios da meditação na saúde e no crescimento interno são incontáveis. Os mais superficiais são a conquista do controlo da nossa difícil e rebelde mente e consequente o alcançar da paz de espírito, discernimento e equilíbrio emocional e físico. Mas há igualmente benefícios na saúde fisiológica, neuro-glandular e neuro-psíquica.
À medida que se vão limpando e harmonizando os corpos subtis e as emoções que nos aprisionam à 3ª dimensão, vamos conseguindo subir espiritualmente, vamos elevando a fasquia e vamos poder contactar de forma mais directa e sem intervenções, com os nossos Guias, Anjos, com o nosso mental superior e o mental cósmico, onde podemos encontrar respostas para as nossas muitas perguntas e dúvidas, e com os nossos corpos subtis, sendo possível (re)unir todos os fragmentos da nossa Alma que por uma ou outra razão em algum momento da nossa existência se fragmentou.
A Meditação pode ser praticada depois dos 5 anos de idade, por qualquer pessoa indiferentemente da sua religião. Aliás, em todas as grandes religiões e filosofias do mundo existe a prática de Meditação, de uma ou de outra forma, mais ou menos óbvia. Mas não se pense que é fácil porque não é, sobretudo nos adultos. O "domar" a mente, o fazer com que ela trabalhe a nosso favor requer persistência, disciplina e fé. Não se consegue de um dia para o outro.
O grande objectivo da Meditação é silenciar a mente e só treinando dia após dia é que o vamos conseguir. Se hoje o conseguimos fazer durante 15 segundos, amanhã conseguem-se 25; daqui a uma semana poderemos ser capazes de atingir os 2 minutos de silêncio. O caminho, que depende de cada um, pode ser longo mas o resultado é literalmente divino.
Convido cada um ao exercício diário de uns minutos da prática meditativa até conseguir o domínio das energias pessoais e a aquietação da mente e do espírito.
Há muito que se defendem as qualidades terapêuticas da meditação. Cada vez mais hospitais em todo o mundo aconselham esta prática aos doentes como uma forma de aliviar o stress associado à doença e promover o bem-estar.
Uma hora de meditação corresponde a seis horas de sono normal, e isto porque durante a meditação ocorre um aumento de produção e circulação de endorfinas, substâncias que transmitem a sensação de prazer além de aumentar a taxa de oxigenação das células e diminuir os radicais livres.
Daí a meditação rejuvenescer as nossas células, gerando um estado mais saudável.
O ideal é meditar por um período de 30 minutos uma a duas vezes ao dia, mas há quem faça de início apenas 10 a 15 minutos e depois vá aumentando o tempo sem se dar conta disso. A meditação dá-nos paz de espírito, capacidade de nos distanciarmos dos nossos problemas ao mesmo tempo que nos torna mais intuitivos.
As pessoas reflexivas dizem "vou dormir sobre o assunto" antes de tomar uma decisão. Pois bem, a meditação ajuda-nos nas respostas intuitivas recebidas durante a sessão de meditação e ao mesmo tempo que, ao conferir maior relaxamento físico, isso gera uma alteração interna do metabolismo orgânico, o que ajuda a diminuir os efeitos do stress, e em muitas pessoas isto acaba por gerar o aumento da confiança e do estímulo para novas ideias.
Às vantagens óbvias soma-se um enorme leque de formas de meditar. Há quem medite olhando para o mar, há quem o faça estimulando a respiração. Há quem o faça repetindo um som – um mantra - até mergulhar no espaço entre dois pensamentos e aí conseguir o completo relaxamento da mente. Aprender a meditar é uma necessidade sentida por muita gente. A meditação ajuda a enfrentar um quotidiano feroz com um sorriso nos lábios.
A repetição do mantra, que funciona como o único foco de atenção para a mente se aquietar, afastando todas as preocupações ou pensamentos, gera um efeito de ressonância interno nas nossas células acabando por inserir a pessoa no contexto da meditação. Mesmo usando o mantra universal OM, cada um terá um som diferente que o ajudará a entrar nesse estado desejado, ao penetrar sem esforço no espaço silencioso que existe entre dois pensamentos e aí mergulhar até o mais fundo de si e encontrar a paz e o silêncio interior.
Esta meditação é feita sem esforço, nem concentração. Penetrando no mundo do silêncio interior, a nossa alma, o nosso "SELF", o nosso verdadeiro EU, permitindo assim entender a si próprio e encontrando o pensador que é o gerador dos nossos pensamentos.
A partir deste estado é possível alterarmos a nossa realidade quotidiana através de novas escolhas, de novos pensamentos e criar um a nova realidade, pois fomos até à fonte do pensamento.
O segredo do som repetido dentro das sinapses cerebrais cria a condição de encontrarmos um mundo de bem-estar interior nunca antes sonhado. Com esse estado interno de vibração consegue-se desligar dos efeitos externos do mundo e das suas ilusões, pois descobre-se que dentro da nova realidade é possível superar os fantasmas dos desejos e da intervenção do mundo externo dentro da psique humana.
Este estado gera automaticamente a condição de paz e de compreensão do processo individual na vida e nos relacionamentos com o mundo exterior.
Esta forma de meditar, ou outra que nos leve até ao nosso interior, ajuda-nos a desligar do ilusório e entrar dentro do mundo real das nossas verdadeiras necessidades. Segundo Deepak Chopra, esta ferramenta ajuda-nos a entender a nossa real essência interna e aplicar essa vitalidade no externo à nossa volta, tornando-nos muito mais felizes e centrados.
A Meditação do Som Primordial OM - pronuncia-se AUM - é uma técnica simples que se pratica sem esforço. Os resultados variam de pessoa para pessoa, os efeitos de maior concentração, relaxamento e paz são notórios desde o primeiro dia. A única disciplina necessária é o compromisso interno de a praticar diariamente.
"Aprender a meditar para desenvolver outras formas de encarar a vida, criar novas e melhores formas de se relacionar com os outros" ou "Ganhar maior consciência de nós e do que nos rodeia, olharmos as pessoas e o mundo de outra forma, vai ajudar a desacelerarmos o ritmo e a encontrarmos uma certa paz", são exemplos do que se pode aspirar da pratica meditativa como fator de crescimento pessoal e auto-ajuda.
Meditar reforça a saúde, reforça o bem-estar, reforça as barreiras protetoras do nosso corpo físico e mental e abre os caminhos ao intelecto - consciência, conhecimento, sabedoria - e ao SELF.
Complete este post com a visualização do vídeo "Aprenda a meditar" que pode seleccionar na Barra de blogues e de sítios na barra lateral.
Sem comentários:
Enviar um comentário